Team Building

Team Building

Uma empresa é composta por um grupo diferenciado de indivíduos, com capacidades próprias e com legitimas expectativas sobre o que a empresa lhe possa proporcionar enquanto colaboradores.

Independentemente dos meios que lhes são proporcionados, se não houver um esforço conjugado de todos agindo como uma equipa forte e coesa com um objectivo comum, a par de uma motivação extra, os resultados podem ser comprometidos.

A motivação dos colaboradores de uma empresa e as competências para desenvolver um trabalho em equipa constituem factores determinantes para maximizar os resultados. Esta realidade finalmente despertou consciências junto dos dirigentes de topo nas empresas, que compreenderam que a motivação e as competências para o trabalho em equipa constituem factores determinantes para alcançar resultados e maximizar os seus lucros.

Num contexto de uma economia global e cada vez mais competitiva, surge o conceito de team building para grupos e empresas que pretendem fomentar o espirito de team work e promover a identificação dos seus trabalhadores com os valores, cultura e missão da empresa.

As iniciativas de Team Building são conhecidas como experiências fantásticas, com o objetivo imediato de descontrair e divertir um conjunto de pessoas que, normalmente, trabalham na mesma empresa, mas é mais do que isso… O conceito de Team Building ou construção de equipas refere-se a um conjunto vasto de atividades – realizadas em formato outdoor, de preferência ao ar livre – que têm como objetivo principal fomentar o espírito de equipa e consequentemente melhorar o desempenho dos grupos de trabalho. 
As atividades de Team Building podem ir de simples exercícios até simulações mais complexas que podem inclusive durar vários dias. Importante é garantir aos participantes uma mistura de desafio, diversão, adrenalina e estratégia.

Pode ser um Turismo Krav Maga IKMF Militar com Slide, Rapel, Escalada, Jogos de Estratégia como Paintball, Orientação, Tiro com Arco, entre muitas outras experiências, por vezes combinadas em multiactividades.
É o que entender mais adequado à sua empresa! Para serem eficazes, as atividades de Team Building devem ter um forte conteúdo emocional aliado a uma componente pedagógica e profissional. 


DINÂMICAS DE GRUPO COM QUE AS EMPRESAS SÓ TÊM A GANHAR

Na verdade, muitas vezes as pessoas trabalham na mesma empresa, na mesma sala, lado a lado até, mas mal se conhecem e isso é imediatamente revelado quando postas perante desafios que requerem interação, para além da rotina de trabalho habitual. 
Ora, o Team Building consegue precisamente a proeza de construir processos de trabalho articulados e integrados com base no aprofundamento das relações sociais entre os intervenientes, do reconhecimento das virtudes e defeitos de cada um.
E este objetivo é mais facilmente alcançado numa atividade lúdica e informal fora do local de trabalho do que dentro da empresa. 
No final, as pessoas ficam a conhecer-se bem melhor, o trabalho em equipa é optimizado e é desenvolvido um elevado nível de motivação nos membros do grupo, ajudando-os a melhorar as suas competências interpessoais e aumentando a sua capacidade de resolução de problemas que surjam no contexto laboral, como falta de produtividade, falta de iniciativa, hostilidade, etc. 


CONDIÇÕES DO TEAM BUILDING

Existem, no entanto, 3 condições fundamentais para que o Team Building seja bem-sucedido:
1. DEVE SER MAIS DO QUE DIVERSÃO

Os conteúdos são muito importantes e devem estar relacionados com a realidade dos participantes. 
2. DEVE SER ORIENTADO POR PESSOAS ESPECIALIZADAS

Só com entendedores no assunto se conseguem retirar de uma dinâmica de grupo, lições práticas e úteis que vão maximizar a aprendizagem do participante e a sua atitude em contexto de trabalho. 
3. DEVE SER SEGUIDO DE APOIO ESPECIALIZADO

As novas atitudes adquiridas nas actividades nem sempre são fáceis de transpor para realidade profissional e por isso é necessário apoio especializado. Só depois de apoiadas, controladas e premiadas, é que estas atitudes são interiorizadas pelos participantes.

A IKMF Portugal face a esta nova realidade e aos crescentes desafios que são colocados às empresas no seu dia a dia, criou um serviço para grupos e empresas que pretendam manter up to date a sua gestão motivacional, respondendo às enormes expectativas dos seus membros e colaboradores, com reflexos positivos na sua performance e nos resultados globais da sua organização.

O programa assenta nos princípios orientadores do sistema de defesa pessoal Krav Maga, em ambiente de informalidade, proporcionando uma maior abertura por parte de todos os participantes, eliminando preconceitos, gerando confiança mútua, facilitando a comunicação entre todos, numa palavra, implementando e consolidando o espirito de grupo.

A elaboração do programa tem por base as características e as necessidades de cada empresa, que inclui, também, aulas de iniciação ao Krav Maga.